segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Bicho Papão"

“Um medo ordinário: pesquisando a ansiedade na performance do cantor lírico”: defesa de mestrado pela soprano Janette Dornellas.
ÍNDICE

1 – APRESENTAÇÃO

 2DESENVOLVIMENTO


2.1 – Introdução

2.2 – Aspectos psicológicos
2.3 – O professor de canto e o medo do palco
2.4 – Cruzamento de dados

3- CONCLUSÃO
4- REFERÊNCIASD BIBLIOGRÁFICAS


5- APÊNDICES

5.1 – Questionário
5.2 – Entrevistas
5.2.1 – Ruth Staerke
5.2.2 – Juremir Vieira
5.2.3 – Rosana Lamosa e Fernando Portari

1 – APRESENTAÇÃO

Um medo ordinário: pesquisando a ansiedade na performance do cantor lírico
Artigo expandido apresentado no curso de Mestrado da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás para obtenção do título de Mestre em Música.
Área de Concentração: Música, Criação e Expressão.
Linha de pesquisa: Performance Musical e suas interfaces.
Orientador: Prof. Dr. Ângelo Dias.
O medo é a emoção básica que nos protege e que surge como uma sensação desconfortável quando pensamos estar em perigo. Sem este sentimento, nossa vida poderia correr sérios riscos. Podemos dizer baseados nisso, que é normal sentir medo. Mas, e quando o medo se torna um sentimento paralisante ou que causa sofrimento extremo, a ponto de prejudicar nossa vida profissional? Este trabalho
busca pesquisar o grupo específico dos cantores líricos e sua relação com o medo e a ansiedade antes de uma performance, seja ela em concerto, recital ou ópera. O levantamento de experiências pessoais de cantores líricos profissionais sobre como os mesmos lidam com o medo do palco pode ajudar a desmistificar a ansiedade de futuros profissionais, durante seu processo de formação musical e artística. Não se pretendem encontrar soluções que busquem eliminar totalmente as sensações de medo e ansiedade, mas apenas demonstrar que estes sentimentos são parte da vida e que podem ser compreendidos e seus efeitos negativos minimizados através do conhecimento e da pesquisa. Para embasá-la, pesquisamos autores especialistas em ansiedade cênica, como o espanhol Guilhermo Dalia, e autores que falam sobre aprendizagem musical e canto lírico, como Barry Green, Sonia Ray, Alberto Pacheco e Jeromy Hines. Também fizemos entrevistas fechadas e abertas com profissionais do canto, buscando experiências e relatos diferenciados de como surge o medo, como lidar com a ansiedade e como podemos transformar estes sentimentos em energia criadora.

Todo o conteúdo gentilmente disponibilizado pela autora no
Movimento.com

Um comentário:

  1. http://www.movimento.com/2012/06/um-medo-ordinario-pesquisando-a-ansiedade-na-performance-do-cantor-lirico/

    ResponderExcluir